segunda-feira, 30 de maio de 2011

Madrugadores de Domingo

A corrida trouxe novos hábitos para mim. Passei a tomar mais cuidado com minha alimentação e comecei a seguir uma rotina organizada de treinos.

No entanto, algo que nunca imaginei que eu pudesse fazer, acabou virando algo comum: acordar cedo em pleno domingo!

A maior parte das provas é realizada aos domingos pela manhã, começando normalmente às 8 ou 7 horas. Considerando que tenho que chegar ainda mais cedo para pegar o chip, aquecer etc., mais o tempo do café da manhã e deslocamento, na verdade estou de pé já na madrugada de vários domingos.

Abaixo segue um vídeo para animar os corredores que acordam cedo, de bom humor, para praticar esse esporte viciante. Principalmente nesses dias frios...

sábado, 28 de maio de 2011

Haile Gebrselassie, recordista mundial em maratonas

Na última Maratona de Boston houve muita discussão se o recorde mundial em maratonas havia sido quebrado, mas o veridito final manteve o atual recorde para o atleta etíope Haile Gebrselassie, que terminou a Maratona de Berlim em 2008 em 2h03min59s.

Conforme consta em seu perfil no Wikipedia, "Gebrselassie nasceu numa família de dez filhos na pequena Asella, na província de Arsi, nos altiplanos da Etiópia.

Criança pobre criada no campo, numa fazenda de plantação de arroz sem eletricidade nem água corrente, ele costumava correr dez quilômetros entre sua casa e a escola todas as manhãs, fazendo o trajeto de volta toda tarde. Isto o fez ter uma postura característica como corredor, com o braço direito dobrado num ângulo como se estivesse carregando ali os livros escolares.

Em sua primeira corrida, aos 16 anos, uma prova de 1500m contra corredores mais velhos, ele venceu e recebeu como prêmio um calção e uma camiseta."

Provavelmente, sua maior vitória foi ter superado as dificuldades da infância para alcançar a fama mundial graças a seu talento no esporte.


 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dúvidas de um adolescente "corrístico"

Já não posso mais dizer que sou um neófito no mundo das corridas. Já são um ano e meio de treinos, 26 provas completadas. Corri de 5 Km à meia-maratona. Tenho lido e aprendido bastante sobre esse esporte. Livros, revistas, internet. Participei de palestras. Conheci muitos corredores, de amadores a profissionais.

No entanto, tampouco posso dizer que sou um especialista no assunto. Meus tempos nas provas ainda são bastante modestos. Desconheço as técnicas adequadas para uma corrida eficiente. Ainda não treino com um acompanhamento adequado. Cada vez que leio sobre corrida, vejo que sei quase nada a respeito. Definitivamente, ainda não atingi a maturidade desse esporte.

Como me classificar então? Se comparasse com o ciclo da vida, talvez cada mês de experiência fosse equivalente a um ano de vida, então eu seria um adolescente no mundo das corridas. Época das dúvidas. O que fazer agora? Aumentar a distância? Baixar o tempo? Época das revoltas. Treinar para quê? Vale a pena? Abrir mão de sair a noite para não prejudicar a prova?! Acordar cedo em pleno domingo!

Cada fase tem as suas características e desafios. A descoberta da corrida, o desenvolvimento com os treinos, as vitórias pessoais. Algumas quedas, mas levantamos e seguimos adiante. O que vem pela frente? Não sei. Apenas quero curtir cada momento. Boa corrida a todos!

 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Desafio, volta aos treinos

Hoje é o "Dia do Desafio", aquele dia em que as cidades têm uma disputa bem saudável, fazer com que o maior número de pessoas pratiquem alguma aitividade física. Como o dia é do 'desafio', então achei o dia ideal para eu retornar às atividades físicas, após uma semana de molho em função de uma fisgada que senti na panturrilha.

"Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.

É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano."


fonte: SESC PR

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Circuito de Corrida de Rua de São Paulo - etapa Penha, só na caminhada

Estou me recuperando de uma pequena lesão na panturrilha direita, o que me deixou fora da corrida, mas não dessa prova do Circuito de Corrida de Rua de São Paulo, etapa Penha, que foi realizado no Parque Ecológico do Tietê.

O parque, com 12,5 milhões de metros quadrados, conta com o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, Biblioteca e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais.

Como não pude correr, resolvi participar da caminhada junto com meus pais, que já estão em sua quinta prova. O porta medalhas deles já está ficando cheio. A propósito, hoje foi recorde pessoal de distância para os dois, já que a caminhada foi de mais de 5 Km, distância superior ao que estão acostumados.

Aproveitei também a oportunidade do ritmo mais tranquilo para exercer o meu outro hobby, que é a fotografia. As belezas naturais do parque facilitaram bastante, ainda mais com os animais silvestres que encontramos ao longo do caminho. O passeio rendeu muitas fotos.

Na altura do quilômetro quatro, uma família de quatis (do tupi, "nariz pontudo") praticamente fechou a passagem dos atletas que caminhavam, fazendo a alegria de todos com sua simpatia. Por sinal, um deles se mostrou muito curioso com minha câmera e achou que meu tênis de corrida era algum petisco para quatis.



Em breve, nesse mesmo local, será realizada a etapa Ermelino Matarazzo do Circuito de Rua de São Paulo. Espero na ocasião já estar recuperado para cumprir o trajeto correndo e reencontrar os novos amigos de nariz pontudo que fiz ontem.
 
    

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Meu nome é Forrest, Forrest Gump

Ele teria ensinado Elvis Presley a dançar, foi herói na Guerra do Vietnã, campeão mundial de Ping-Pong e, sobretudo, o maior corredor dos cinemas em 1994, quando o filme "Forrest Gump: O Contador de Histórias" foi lançado.

Alguns anos após o encerramento da guerra, Forrest propõe o casamento a sua amada Jenny, que recusa a proposta. Na manhã seguinte ela vai embora e, para compensar o vazio em seu coração, Forrest corre através dos EUA por três anos e meio.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cãibras e câimbras

Fiquei imaginando o que o prof. Pasquale diria sobre o título desse post. De cara ele já diria que "post" não é um termo adequado, e que eu deveria usar "publicação". Voltando ao título, ambas as formas estão corretas, embora eu ache "cãibra" mais interessante.

Independente da grafia utilizada, a cãibra é um problema para o corredor. Ontem, pela primeira vez desde quando comecei a treinar há um ano e meio, parei meu treino no meio devido a um espasmo súbito e involuntário da panturrilha direita.

Ao pesquisar na internet sobre esse assunto para compor essa publicação, encontrei várias possíveis causas para esse problema:

  • Hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue);
  • Hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue);
  • Acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise).

Achei tudo isso muito complicado e não identifiquei aí a causa da minha cãibra.

Considerando que eu estava há mais de uma semana sem correr, que não fiz o alongamento antes da corrida, não me aqueci adequadamente, que a temperatura estava a cerca de 14ºC e forcei o ritmo mais do que devia, acho que dessa combinação surgiu meu problema.

Vou pesquisar mais sobre esse tema e volto a ele futuramente por aqui.

E você, já teve problema com cãibras? E com câimbras?


Nota posterior: fiz um erro de avaliação ontem. Não tive cãibras nem câimbras, mas alguma outra lesão na panturrilha. Estarei fora dos treinos nos próximos dias...   :-( 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eu corro porque ...

Quando as pessoas me perguntam por que eu corro, eu lhes digo que não há especificamente uma razão. É a adrenalina quando você começa, o sentimento quando você cruza a linha de chegada e saber que você é um vencedor, não importa o lugar que você termina a prova.

Courtney Parsons, atleta
 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os 7 Princípios do Treinamento

É muito comum que se comece a treinar por conta, simplesmente alternando caminhada e corrida, incrementando a distância aos poucos.

Em pouco tempo já se observa uma boa melhora na capacidade aeróbica, porém sem um acompanhamento adequado, além do risco de lesões, chega um ponto em que se atinge um limite, sem melhoria dos resultados.

Nesse momento, torna-se indispensável o acompanhamento de um profissional qualificado, que usa uma série de princípios ao construir seu plano de treinos.

Abaixo listo os 7 princípios de treinamento, segundo um guia de treinamento publicado pela revista O2:

"1 – Princípio da Individualidade Biológica
Pessoas diferentes respondem de maneira diferente ao estímulo de treinamento.

2 – Princípio da Reversibilidade
Dura lex sed lex, a lei é dura, mas é a lei: quando há interrupção do treino, o corpo regride ao estágio pré-treinamento. Infelizmente, o corpo perde músculo e condicionamento mais rápido do que ganha. A proporção, em geral, é de três para um: perder uma semana de treino requer três semanas para voltar ao nível anterior de condicionamento.

3 – Princípio da Sobrecarga
É a aplicação de estresse ou demanda maior do que o normal sobre o sistema fisiológico ou sobre um órgão, resultando num aumento da força ou melhora da função do sistema ou do órgão.

4 – Princípio da Progressão
A sobrecarga deve aumentar de forma gradual e sistemática a fim de evitar lesões ou fadiga crônica.

5 – Princípio da Variabilidade
Variando-se a intensidade, duração e estilo das sessões de treinamento, obtém-se mais equilíbrio muscular e melhor forma física.

6 – Princípio da Especificidade
Os efeitos da sobrecarga são específicos ao tipo de sobrecarga. Cada exercício físico possui um padrão de coordenação muscular e articular, de demandas metabólicas, sistemas de energia e músculos envolvidos. Ex. Correr 10 km envolve reações fisiológicas diferente de correr uma maratona e requer um treinamento também diferente.

7 – Princípio da Adaptação
O corpo se adapta ao esforço ou sobrecarga adicional, aumentando a força ou função.
Benefícios da Adaptação:
  • Maior potência na circulação sanguínea;
  • As células proporcionam mais energia para os músculos, que ficam mais fortes;
  • Menos acúmulo de ácido lático;
  • A frequência cardíaca em repouso fica mais baixa, já que o coração está mais forte e capaz de bombear mais sangue por batida;
  • Menos pressão sanguínea em repouso, menor peso corporal e menos gordura."

Fonte: Guia de Treinamento O2 - Mizuno

 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Livro: Operação Portuga, Cinco Homens e um Recorde a Ser Batido

 
Madrugada de domingo, 18/12/2010. Ainda bastante sonolento tomo meu café da manhã e sigo para a Av. Paulista. Pela primeira vez percorreria o circuito da São Silvestre, ainda que em um treino simulado. Levei comigo o “Operação Portuga”, pois tinha combinado com o Sérgio Xavier, autor do livro, para nos encontrarmos antes do treino.

Em frente ao prédio da Gazeta já se viam diversos grupos de assessorias esportivas. A turma da Run&Fun com suas camisetas cor marca texto se destacavam. Não encontrei o Sérgio e, me sentindo meio pipoca, acompanhei um grupo que iniciava seu treino.

Lá pela Av. Rudge, olho para trás e vejo o Serginho correndo para recuperar o seu atraso. Cumprimentei-o, me apresentei e corremos juntos alguns minutos conversando sobre o livro que eu acabara de ler naquela semana. Como seu passo era mais rápido que o meu, ele seguiu adiante para conversarmos com mais calma no final do treino. Tinha feito ali um novo amigo.

O livro “Operação Portuga: Cinco Homens e um Recorde a Ser Batido”, como o autor gosta de reforçar, não é um livro sobre corrida, mas sobre gente e um desafio: superar o tempo de 2h43min50s conquistado pelo Amílcar Lopes Júnior, o Portuga, na Maratona de Chicago aos 42 anos de idade.

Esse desafio, proposto pelo treinador Marcos Paulo Reis, foi aceito pelos atletas amadores Lelo Apovian, Tomás Awad e Guto Urquiza.

Ao longo do livro, o autor, que é diretor de redação das revistas Placar e Runner’s World Brasil, nos relata todo o processo de superação dos desafiantes,  através de uma narrativa leve e cativante. Se engana quem espera um livro com planilhas de treinos e dicas sobre tênis de corrida. Prepare-se para se emocionar com histórias impressionantes.

Na última segunda-feira, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente todos os atores dessa história, passando a admirá-los ainda mais.

Compartilhei com o Tomás minha meta de correr minha primeira maratona, tendo a oportunidade ímpar de receber dicas dele para esse meu desafio.

Como o Lelo e o Portuga falaram nessa ocasião, após muito treino e dedicação, o mais importante é curtir cada momento da prova. “Se tanta gente se propõe a correr 42 Km, é porque deve ter algo muito bom lá no final”, completa o Portuga. E de fato acredito que tenha sim, tem a sensação de superar um desafio pessoal.

 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Circuito de Corrida de Rua de São Paulo - etapa Guaianazes, dia de Recorde Pessoal

Estou seguindo meus treinos direitinho. Não tenho pulado nenhum dia da planilha. O clima estava com temperatura adequada. Enfim, ontem era o dia perfeito para alcançar uma de minhas metas: fazer ritmo abaixo de 5'/Km em uma prova.

Além das resoluções de ano com as quais me comprometi aqui publicamente, também tenho outras metas que estou buscando e finalmente alcancei uma delas.

Quase perco a prova do "Circuito de Corrida de Rua de São Paulo", etapa Guaianazes. O GPS do carro se confundiu e me mandou para o lugar errado. No fim, já em cima da hora, acabei achando o local da corrida.

A prova seguiu o padrão básico da demais etapas, precisando melhorar a organização das filas. No mais, cumpriu com todos os quesitos de maneira bastante eficiente.

Ajustei o GPS do relógio para a referência de 5'/Km, coloquei no MP3 player um playlist bem agitado e acelerei nas passadas. Segui em ritmo constante durante todo o percurso e após superada duas pequenas subidas, eu tinha certeza que alcançaria minha meta. Certeza? Certeza só mesmo quando se cruza a linha de chegada. Faltando apenas 120 metros quase quebrei! Diminui a velocidade, não foi suficiente. Dei 3 passos caminhando. Olhei o relógio e decidi que eu não seria vencido, eu venceria. Voltei a correr e com um sprint final cruzei a linha de chegada fechando os 5 Km ao ritmo de 4'58"/Km.

Para muitos esse ritmo pode ser apenas um trote básico, mas para mim foi uma vitória pessoal. Quero agora correr os 10 Km abaixo dos 50'. Vou chegar lá!

 

domingo, 8 de maio de 2011

Dia da Mães

Foi ela quem te ensinou os primeiros passos.
Te levantou a cada tropeço.
Deu consolo quando necessário.
E vibrou com cada vitória.  

Parabéns à minha mãe e a todas por esse dia especial!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

McRunner, um maratonista viciado em McDonalds

Joe D’Amico e
Ronald McDonald
Li essa matéria no UOL ontem e fiquei abismado. Vale como curiosidade, mas por favor, não sigam como modelo ...

"Panquecas com mel e Egg McMuffin no café da manhã. Dois hamburgeres, uma coca-cola, batatas-fritas e cookies no almoço. Frango grelhado no jantar. A dieta de Joe D’Amico na preparação para a maratona de Los Angeles deste ano fugiu um pouco do convencional. O norte-americano passou todo o mês que antecedeu a prova comendo apenas refeições no McDonalds.

“Eu comi tudo que eu normalmente comia antes. Eu como no McDonalds provavelmente quatro ou cinco vezes por semana antes de começar esta dieta, logo meu corpo estava acostumado com isso”, justificou D’Amico. As palavras têm um tom de ‘crianças, não tentem isso em casa’, mas o corredor que terminou a prova em 2h36 admitiu que também tomou alguns complexos vitamínicos ao longo deste período.

“Eu tenho colegas de corrida que jamais fariam isso. Eles mantêm distância do McDonalds. Mas quando eu disse que faria isso eles me apoiaram totalmente. Logo isso se tornou um desafio pessoal para mim. Eu queria fazer algo diferente…”, afirmou ao Sports Radio Interview.

O “desafio” de D’Amico caiu nas graças do restaurante que resolveu apoiar a empreitada e criou uma campanha que arrecadou US$ 40 mil para a fundação McDonalds, além de inspirar o norte-americano a criar um blog para relatar a aventura."

fonte: UOL Esporte

 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Força interior

Há uma força motriz poderosa dentro de cada ser humano que, uma vez desencadeada, pode fazer qualquer visão, sonho ou desejo uma realidade

Tony Robbins, escritor motivacional


 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

6ª Corrida do Trabalhador SINDEPRES - Parque do Carmo

Hoje foi dia de exorcizar o meu pior resultado histórico em corridas.

Na Corrida do Trabalhador SINDEPRES, realizada no ano passado, obtive meu pior resultado em provas, tendo participado dela após um mês sem treinos, devido uma viagem que eu tinha feito.

Por essa razão, a prova realizada ontem no Parque do Carmo teve um sabor especial. Inclusive fiz minha inscrição para os 5 Km, mesma distância do ano anterior.

Ontem foi comemorado o dia do trabalhador, tendo sido promovidas diversas corridas em todo o país. Para quem trabalha, é comum a dificuldade em conciliar as atividades profissionais com a rotina de treinos. A busca do bem estar, no entanto, supera qualquer obstáculo.

Voltando ao exorcismo, digo, prova de ontem, o circuito foi bastante técnico, passando por diversos tipos de piso (asfalto, concreto, terra e gramado) e com algumas fortes subidas. Tudo isso somado ao sol que fazia às 9h, horário de largada da prova, foi um bom desafio aos corredores trabalhadores.

Corri todo o tempo pensando na prova de 2010 e consegui melhorar meu resultado em 5,5 minutos e, de quebra, alcancei meu 3º melhor ritmo entre as 25 provas que já participei, apesar das dificuldades encontradas.

Já aguardo com ansiedade a prova 2012 para também superar esse resultado!

Editado 03/05 - 17h20 - Acabei de consultar no site e obtive nessa prova minha melhor classificação até hoje, tanto no masculino como na faixa etária! 

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...