quarta-feira, 27 de julho de 2011

Metas, o caminho da motivação

Estabelecer metas é a melhor maneira de se manter motivado.

Se você não sabe em qual direção você está indo, como conseguirá chegar lá?

Dean Karnazes, ultramaratonista

segunda-feira, 25 de julho de 2011

10 Milhas Brasil Puma

"Estou prevendo RP para amanhã! Vidência? Não, resultado dos treinos. Vamos ver se se confirma. Wish me luck". Essa foi a frase que publiquei no Facebook no sábado, um dia antes das 10 Milhas da Puma em São Paulo. O resultado se confirmou!

Até então eu só tinha corrido uma prova de 10 milhas e três provas de 15 Km, todas no 2º semestre de 2010.

No domingo consegui bater meu melhor tempo nos 15 Km em 8 minutos e foram 19 minutos a menos nas 10 milhas. Com certeza resultado do cumprimento fiel à minha planilha de treinos. Nada é coincidência, mas fruto de esforço.

Evidente que as boas condições da prova também ajudaram bastante. O percurso, que sai e finaliza no Jockey Club de São Paulo, é praticamente plano, exceto por um túnel e uma ponte no caminho.

Já consegui bater o tempo em praticamente todas as distâncias que corri no ano passado, cumprindo assim minhas resoluções para 2011. Falta apenas bater o tempo na meia maratona. A data para tentar mais esse recorde pessoal já está marcada: 07 de agosto, na Golden 4 Asics SP.

É esperar para ver! Ou melhor, é treinar para conquistar!

 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Avaliação Médica

Antes de iniciar qualquer atividade física, é muito importante uma consulta ao médico, que além de avaliar eventuais riscos através da anamnese, analisando histórico familiar e hábitos pessoais, como alimentação e sono; também irá solicitar exames clínicos para verificar a situação geral de sua saúde.

Abaixo listo os exames mais comuns antes do início dos treinos de corrida. A explicação abaixo tem como fonte o site da revista Contra-Relógio:

"NIVEL INICIANTE

-
ERGOMÉTRICO - Serve para observar o comportamento do ritmo e da frequência cardíaca e da pressão arterial durante um esforço progressivo.


-
ECOCARDIOGRAMA - Utilizado para observar parâmetros anatômicos das câmaras cardíacas, tal como controle da resposta da musculatura cardíaca frente ao treinamento.


-
HEMOGRAMA COMPLETO - Para diagnosticar alterações nas três séries celulares do tecido sanguíneo: série vermelha (as hemácias), branca (leucócitos, células do sistema imunológico que fazem a defesa do corpo) e série plaquetária.


- GLICEMIA DE JEJUM
- Teste empregado para diagnóstico de quadros de intolerância à glicose, tal como diabetes melitus.


- COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES - Serve para detectar valores elevados de lípides sanguíneos, sendo utilizados para cálculo do risco cardíaco antes de iniciar a atividade física.


- URÉIA E CREATININA
- Exames de controle da função renal, avaliando a capacidade de filtração e excreção dos metabólitos produzidos pela atividade física.


NÍVEL INTERMEDIÁRIO


- TGO E TGP
- Enzimas hepáticas que norteiam a capacidade de metabolização das células hepáticas, assim como rastreiam doenças do fígado que possam oferecer risco à atividade física.


- SÓDIO, POTÁSSIO, MAGNÉSIO E CÁLCIO
- Eletrólitos fundamentais ao bom funcionamento de todas as células e tecidos do corpo, principalmente dos sistemas nervoso, renal e músculo-esquelético.


- TSH, T4 LIVRE
- A detecção de doenças relacionas à secreção dos hormônios da tireóide faz-se fundamental àqueles que objetivam um mínimo de performance na atividade física. A tolerância ao exercício é fundamental à regularidade do treinamento, e indivíduos com distúrbios da tireóide não controlados podem não se adaptar ao esporte em virtude da falta dos hormônios.


NÍVEL AVANÇADO


- FERRITINA SÉRICA - Para atletas de maiores intensidades de treinamento, o controle dos níveis de reserva do metabolismo de ferro é muito importante. A maior parte de casos de anemia no esporte é decorrente da falta de ferro no organismo; por isso, um bom controle dos níveis de reserva previne distúrbios relacionados à falta ou excesso do ferro."

  

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Um atleta especial aprendendo a correr

Difícil não se emocionar ao ver a dedicação desse atleta. Onde muitos veem uma limitação, ele vê um desafio a ser vencido.

Todos caimos em algum momento. Levantar é uma decisão individual.



 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

terça-feira, 12 de julho de 2011

1ª prova do grupo de corrida da empresa

Foi na Track&Field Run Series - Shopping Villa Lobos que nosso grupo de corrida da empresa fez sua estreia nas pistas.

Dos 20 atletas do grupo, apenas 5 se aventuraram nos 10 Km, em um circuito plano, de uma prova muito bem organizada. Essa foi a primeira experiência das 3 participantes representantes do sexo feminino, que curtiram muito o evento.

Estamos treinando juntos há apenas 3 meses e, após acertar alguns problemas de percurso, naturais do início de uma nova atividade, a turma está bastante motivada.

A maioria está tendo agora o primeiro contato com a corrida, nunca tendo treinado e, muito menos, participado de alguma prova. A turma que estreiou nessa primeira prova já foi mordida pelo bichinho da corrida e não vê a hora da próxima corrida, ainda no mês de julho.

Eu batalhei para que conseguíssemos esse apoio da empresa e fico muito orgulhoso em ver o pessoal discutindo os treinos e fazendo planos para o futuro. Com certeza, todos estão tendo um grande ganho em sua qualidade de vida e melhorarão cada vez mais seus resultados.

E você, já tem um grupo de corrida em sua empresa? Que tal montar um?

Bons treinos e corridas a todos!

 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Planeta Extremo - Maratona no gelo da Antártica - parte 3/3

Uma vez vencida a maratona no gelo, o desafio mal começava. O objetivo agora é completar os 100 Km.

Assista à última parte do vídeo do 1º episódio da série Planeta Extremo, veiculada pela Rede Globo no último domingo.





1º parte do vídeo
2º parte do vídeo

 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Planeta Extremo - Maratona no gelo da Antártica - parte 2/3

"O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre", com essa ideia Bernardo Fonseca encontra forças para superar esse desafio.

O jornalista Clayton Conservani termina a maratona e toma um susto com o que acontece com o dedo de seu pé, suspeitando de congelamento.


Veja a segunda parte do vídeo:



Clique aqui para ver a parte 1/3

 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Planeta Extremo - Maratona no gelo da Antártica - parte 1/3

Essa matéria do programa Fantástico da Rede Globo foi bastante comentada essa semana.

A série 'Planeta Extremo'  traz o jornalista corredor Clayton Conservani em grandes aventuras.

No 1º episódio, Clayton participa de uma maratona na Antártica. Corredores de 16 países percorrem 42,195 quilômetros no gelo, com uma temperatura de -30ºC e ventos de mais de 100 km/h.

Ele não é o único brasileiro na prova. O atleta Bernardo Fonseca, além de participar da maratona, também integra o grupo de partipantes da prova de 100 Km que acontece no dia seguinte.

Abaixo a primeira parte do vídeo dessa grande aventura. Prepare-se para grandes emoções.



 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma vida com corrida

"A corrida pode não adicionar mais anos à sua vida, mas, com certeza,
adicionará muito mais vida
aos seus anos."

autor desconhecido

 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Balanço das resoluções de 2011

Hoje é o dia ideal para eu fazer um balanço das minhas resoluções de 2011, que publiquei aqui no blog no início do ano.

Ontem foi meu aniversário, data em que costumo analisar as conquistas e oportunidades do último ano. Além disso, estamos exatamente na metade de 2011.

Esse ano tem sido muito bom em vários aspectos, e com relação às corridas não tem sido diferente. Abaixo segue posição sobre como estou em relação a cada resolução:

Correr 1.500 quilômetros, entre treinos e provas:

Em teoria eu deveria ter corrido 750 Km até o momento, porém fechei o semestre com apenas 681 Km. Durante o ano, houve 4 semanas nas quais não treinei por questões diversas, o que acabou prejudicando meu planejamento. De qualquer maneira nem tudo está perdido! O meu plano de treinos para o segundo semestre prevê uma rodagem bem maior, então tenho certeza que alcançarei o objetivo.

Treinar em média pelo menos 3 vezes por semana:

Apesar dos problemas que citei no item anterior, a minha média de treinos semanais está em 3,5. Isso porque tenho treinado entre 4 e 5 dias por semana, o que compensou as semanas que fiquei parado. Meta cumprida até o momento.

Participar de 12 provas ao longo de 2011:

Eu me animei e já fiz 11 provas no ano! Agora estou sendo um pouco mais seletivo, procurando fazer provas que estejam alinhadas com minha preparação para a maratona. Ainda assim, devo participar de pelo menos uma prova por mês até o fim do ano.

Melhorar meus tempos nas principais distâncias:

Essa é a resolução que mais me trouxe satisfação até o momento. Já reduzi meus tempos nos 5 Km (3'16"), 7 Km (4'12") e 10 Km (7'17"). Ainda não participei de provas mais longas nesse ano, mas acredito que também conseguirei melhorar meus resultados nelas.

Manter a busca constante do bem estar pessoal:

Aqui não há muito o que comentar. Tenho levado bastante a sério a qualidade de vida, algo que conquistei nesses últimos anos. A corrida virou um vício, que me motiva cada vez mais.

Dessa maneira, sigo adiante nessa segunda parte do ano. Espero no início de 2012 postar no blog o sucesso de todas as resolução alcançadas. Boas corridas a todos!
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