segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Corrida CasaCor Eco Running

Domingo foi dia de correr na fazenda Santa Elisa, do IAC - Instituto Agronômico de Campinas. A prova estava inicialmente prevista para acontecer no Parque Ecológico da cidade, mas em função das capivaras que apareceram por lá, o local foi modificado.

A corrida contou com um apelo ecológico, tanto que ao invés de recebermos uma medalha no final da prova, ganhamos um "papel semente", uma total novidade para mim. Devo admitir, no entanto, que senti falta da medalha.

O percurso era bem agradável, apesar da pista irregular e do sol que castigava os atletas que tiveram que usar a camiseta da prova na cor preta. Diga-se de passagem que não foi uma boa ideia da organização.


Por não se tratar de uma prova alvo e de estar bem no meio do meu ciclo de treinamento, corri os 7 Km em ritmo tranquilo. Foi bom, pois assim pude curtir o visual com mais calma.

A hidratação foi bastante eficiente, presente em 3 pontos com garrafinhas d'água já abertas, para facilitar a vida dos corredores. Tanto antes como após a prova, havia disponível um café da manhã com frutas, pãezinhos e sucos. Um agrado bem vindo.

Mais uma prova no currículo. Mais um excelente dia entre amigos.

 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

domingo, 14 de agosto de 2011

Pai, aquele que te apóia

Meu pai costuma fazer caminhada duas vezes ao dia e já conquistou 5 medalhas em 2011. Um exemplo.

Assisti ao vídeo abaixo alguns meses atrás e ele me marcou bastante. Pai é aquele que nos dá força nos momentos em que estamos mais fracos, nos apóia e não nos deixa desistir.

Parabéns a todos os pais!



 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ouçam todo mundo, não sigam ninguém

"Se eu pudesse dar apenas um conselho para os corredores, seria o seguinte: "Ouçam todo mundo, não sigam ninguém." Isso porque cada corredor é único, logo não há um só sistema de treinamento, um tênis ou um café da manhã que seja igualmente eficaz para todos os atletas. Sempre aconselho outros corredores a fazer experiências durante o treinamento e encontrar o que funciona melhor para eles."

Trecho do livro 50 Maratonas em 50 dias
de Dean Karnazes


Você já está me seguindo no Twitter? Acesse www.twitter.com/alesilvabr

  
 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Golden 4 Asics, 20 Km + 1.097 m = recorde pessoal

Posso dividir a minha meia maratona Golden Four Asics ontem em duas provas: os primeiros 20 Km e os últimos 1.097 metros.

Com base no meu tempo na prova das 10 Milhas Puma  e a projeção para a meia maratona conforme as calculadoras de corrida, tracei minha estratégia para a prova, que era seguir no ritmo constante de 5'24"/Km.

Segui os primeiros 20 Km com um pace médio de 5'21"/Km, pouco mais forte que o plano, mas num ritmo relativamente confortável. No quilômetro 17 vários atletas já estavam caminhando e eu seguia firme no meu plano.

No fim do 20º Km, no entanto, o que era conforto, repentinamente virou um grande esforço. Minhas pernas pediam para eu caminhar, mas minha cabeça não deixou, afinal de contas faltavam apenas 1.097 metros para eu finalizar minha 2ª meia maratona. Reduzi o ritmo para 5'49"/Km e segui em frente.

Dessa maneira, fechei a prova em 1h53min50s, o que representa 11min57s abaixo da minha meia anterior e um pace médio de 5'22"/Km, mais um recorde pessoal batido.

Uma da minhas resoluções para esse ano era melhorar meus tempos nas principais distâncias. Com o resultado de hoje, finalmente cumpri essa meta.

Agora é continuar com os treinos para o meu maior desafio nas corridas, minha estréia nos 42,195 Km da Maratona.

 

sábado, 6 de agosto de 2011

Golden 4 Asics São Paulo, a Expo

Uma das premissas da Golden Four Asics é trazer para o Brasil o padrão de qualidade encontrado nas melhores provas mundiais. Como parte dessa proposta, tivemos hoje em São Paulo a Expo da prova.

Na expo, além de retirar o kit da corrida, os atletas puderam assistir a várias palestras, customizar a camiseta, além de se deliciciar com um almoço de massas.

Eu assisti ao segundo debate Operação Portuga, tendo a oportunidade de rever a turma desse desafio. Saiba mais no meu post anterior sobre o livro e o primeiro debate.

Também vi o bate papo com o Adriano Bastos, heptacampeão da Maratona Disney. Muito simpático, diga-se de passagem.

O melhor da expo, no entanto, foi a oportunidade de reencontrar vários amigos que fiz graças a corrida, além de conhecer pessoalmente aqueles que conhecia apenas através da internet. Foi estranho me apresentar como @alesilvabr, meu usuário no Twitter.

Depois desse dia, fiquei ainda mais animado para minha prova amanhã. Tudo que eu podia treinar, já treinei. Agora é só esperar e curtir os 21 Km.
  

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Golden 4 Asics São Paulo, o percurso

Domingo é dia da meia maratona Golden 4 Asics em São Paulo, minha segunda prova nessa distância.

Fiz direitinho os treinos nas últimas 10 semanas, focando nessa corrida. Agora só falta um treino leve e tentar ficar tranquilo para realizar uma boa prova.

Veja no vídeo abaixo como será o percurso, com ajuda do Lelo Apovian, camarada personagem do livro Operação Portuga.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caminhada na Medida Certa, Fantástico

Participei ontem junto com meus pais e meu irmão da "Caminhada Medida Certa", que aconteceu em São Paulo, organizada por uma parceria entre o SESI e a Rede Globo de Televisão.

O evento é resultado do sucesso do quadro "Medida Certa", apresentado pelo Fantástico, no qual os apresentadores Renata Ceribelli e Zeca Camargo reduziram suas medidas através do que chamaram de reprogramação do corpo, que nada mais foi do que adquirir hábitos saudáveis: alimentação correta e rotina de exercícios com orientação de Márcio Atalla, profissional de educação física e também apresentador.

Enquanto a Renata Ceribelli comandou a caminhada em Brasília, que também foi realizada ontem, aqui em São Paulo contamos com a presença do Zeca e do Márcio Atalla, além de cerca de 7 mil participantes nos 4 Km em volta do lago do Parque Ecológico do Tietê.

Essa iniciativa é digna de aplauso, por levar à população em geral a importância de uma vida saudável. O quadro no Fantástico e o ciclo de caminhadas do programa acabaram, mas com certeza foi plantada uma semente para que muita gente reveja seus hábitos e também possam fazer sua reprogramação para uma vida melhor.

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...