domingo, 25 de setembro de 2011

Maratona de Berlim, recorde mundial

A Maratona de Berlim, integrante da World Marathon Majors, é relativamente uma prova nova, com apenas 37 anos, mas é considerada a mais rápida das maratonas. Isso pelo seu percurso bastante plano e temperatura amena. Dos dez melhores tempos mundiais na maratona masculina, metade foram em Berlim. Prova ideal para recordes, e assim foi na disputa de hoje.

Haile Gebrselassie, até então detentor do recorde mundial, obtido na própria Maratona de Berlim em 2008, seguiu forte até o 27,2 Km, quando então quebrou. "Tive problemas com meus pulmões novamente", declarou no Twitter.

Já o queniano Patrick Makau seguiu adiante, num ritmo que iria reduzir bastante o tempo de Haile 3 anos antes. A partir do quilômetro 35 seu ritmo caiu um pouco, chegando a colocar em risco o recorde. Nos 2 quilômetros finais, no entanto, o atleta forçou novamente e venceu a prova em 2h03min38s, 21 segundos abaixo da marca anterior.

Irina Mikitenko, nascida no Cazaquistão e naturalizada alemã, foi a segunda colocada na prova feminina e a recordista mundial Paula Radcliffe terminou em terceiro em sua primeira maratona após sua segunda gravidez.

Cheguei a considerar essa prova para minha estreia nos 42,195 Km no ano que vem, mas a data não era favorável, pois não queria esperar até o segundo semestre. De qualquer maneira, é uma prova que pretendo realizar algum dia.

 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A construção de um campeão

Campeões não se tornam campeões quando ganham um evento, mas nas horas, semanas, meses e anos que passam se preparando para isso.

T. Alan Armstrong

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Corredor perna de pau

Sempre fui um perna de pau no futebol. Vôlei e basquete definitivamente não eram para mim. Fiz aula de tênis durante anos, mas parece que nunca aprendi. No fim, descobri a corrida de rua.

Não, não sou um corredor rápido. No entanto a corrida de rua amadora tem características bem diferentes dos outros esportes.

Nos esportes coletivos, o seu desempenho interfere no resultado do time. Se você não vai bem, prejudica os demais. No tênis, mesmo jogando individualmente, você joga para bater um adversário. Ao final da partida você vence ou perde. Já na corrida de rua sou apenas eu, e esse é o grande lance da corrida.

É claro que existe a corrida competitiva, onde os atletas buscam seu lugar no pódio, mas a maioria dos participantes das corridas de rua não tem a mínima pretensão de chegar na frente. Isso é para a elite, que vive e treina para isso.

Costumo dizer que quem acorda cedo em pleno domingo, simplesmente para correr com outras milhares de pessoas, é um vencedor, independente do tempo ou distância que irá percorrer. Só por praticar uma atividade física, já está a frente da maioria da população.

Na corrida as vitórias podem ser várias: participar da primeira prova, completar uma prova sem precisar caminhar, aumentar a distância, diminuir o tempo, correr entre amigos, correr num lugar diferente, conhecer gente diferente. Se divertir.

Não importa se milhares de pessoas vão terminar uma prova na minha frente. Encaro que cada um está disputando a sua prova pessoal, e eu, disputando minha prova pessoal, busco  me superar a cada dia. Meu único oponente sou eu mesmo. A preguiça que bate antes de um treino, a dor que às vezes aparece.

Há aqueles dias em que meu desempenho não é o que eu espero, analiso meus erros, planejo meus treinos, dou a volta por cima, sigo adiante.

Foi por tudo isso que me identifiquei com a corrida. E você, por que corre?

domingo, 18 de setembro de 2011

Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, resultado para se lembrar

Finalmente consegui um sub-50. Nem mesmo o sol forte foi capaz me impedir de fazer hoje 10 Km no tempo de 49’49” na Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. A referência que estou considerando é o GPS, já que na verdade meu trecho no revezamento era de 10,55 Km.

Fiquei bastante feliz com o resultado, pois essa era uma das últimas chances que eu tinha nesse ano, já que tenho apenas mais uma prova de 10 Km em 2011, uma vez que meu objetivo é volume, focando na maratona.

Provavelmente a inspiração veio da imagem ao lado. Tirei essa foto do Marílson no início da prova. Esse é um cara que merece nossa admiração.

Eu e meus amigos da Equipe Runner's World montamos 3 equipes de 4 corredores. Foi mais uma oportunidade de bate papo e de conhecer gente nova, já que ainda não conhecia alguns pessoalmente.


A corrida contou com 35 mil participantes, fazendo dessa a maior prova de revezamento da América Latina e a sexta do mundo. Uma grande festa.
  


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Maratona de Paris, inscrição realizada!

Soyez prêts à relever ce défi au cour de Paris !
(Esteja preparado para enfrentar este desafio no coração de Paris!)

Votre inscription est validée, vous êtes inscrit à la 36ème édition du Marathon de Paris qui aura lieu le dimanche 15 avril 2012.

(A sua inscrição foi confirmada, você está inscrito na 36ª edição da Maratona de Paris que será realizada domingo, 15 de abril de 2012.)

Essas são as primeiras linhas do e-mail que recebi da confirmação da minha inscrição para a Maratona de Paris, o desafio que coloquei para mim no início desse ano.

As inscrições começaram hoje, faltando 212 dias para a prova, e a primeira cota de 10 mil inscrições já acabou.

Agora é continuar com foco nos treinos, pois o caminho é árduo.


Veja aqui o que já publiquei no blog sobre Maratonas

   

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Manifesto São Silvestre

Os principais blogs de corrida do Brasil se uniram e divulgaram hoje um manifesto contrário à mudança do percurso da São Silvestre.

Como também sou contra a essa mudança, reproduzo aqui o manifesto:

"A São Silvestre, corrida com 87 anos de existência, representa o auge da celebração do esporte corrida de rua. Reúne atletas profissionais e amadores de todo o país e do mundo, que comemoram o final de mais um ano correndo pelas ruas da cidade de São Paulo.

É um evento único, com caráter participativo e competitivo. É festivo para as centenas de corredores fantasiados e outros tantos que ali estão pelo prazer de correr e de se superar, ao mesmo tempo em que é uma competição de nível internacional certificada pela IAAF. Une, como nenhuma outra corrida, paixão pelo esporte e performance. 

Se entre amadores a SS estimula a busca pela qualidade de vida e o desejo de superação, para os profissionais significa a chance de se destacar. Ela revela talentos do esporte, abre portas para novos atletas e planta o sonho em muitos outros. Vencer a São Silvestre representa estar no Olimpo do atletismo.

Mas São Silvestre é muito mais do que uma corrida de rua, talvez seja o único evento esportivo onde o contemplativo, gratuito, reúne milhares de pessoas no Brasil. Tanto é que a televisão quer transmitir. A história da prova, com grandes atletas, a celebração do fim do ano, os esguichos de água no Minhocão e rua Olga, as pessoas no trajeto são situações exclusivas da SS. Somam muita gente, apoios importantes. Isso também, a nosso ver, é motivo para a preservação de suas características pela municipalidade.

Que outra prova é tão querida e está tão presente no imaginário das pessoas, corredores ou não?

Tudo, claro, é resultado de anos de esforços. Ao longo do tempo, a São Silvestre fez seus ajustes de percursos e horários. Mas conseguiu manter reunidas excelentes qualidades daquilo que há de mais difícil para um evento esportivo: tradição, data fixa de realização (o que permite a organizadores e atletas fazer todo um planejamento), cobertura de mídia e ser um objeto de desejo do consumidor.

Tradição, porém, é uma palavra que está sendo descartada da versão 2011 da prova. Em nome da “modernidade”, da “renovação” e do “conforto”, foi anunciado que a chegada será transferida da Avenida Paulista para o Parque do Ibirapuera. Decisão tomada por parte dos organizadores, sem debate ou qualquer consulta aos verdadeiros donos da prova: nós, os corredores.

Nós, jornalistas corredores e profissionais da corrida, estamos aqui empenhados em fazer com que a tradição seja respeitada e a chegada da São Silvestre seja mantida na Avenida Paulista.

Com argumentos que vão desde a manutenção da tradição, passando por questões de logísticas (somos corredores e conhecemos bem a dificuldade de se largar em um local e chegar em outro, por exemplo) e até sugestões técnicas, estamos abertos ao diálogo.

Se você também é a favor da discussão saudável, tendo em vista a manutenção da tradição da São Silvestre, preservando sua alegria e sua segurança, junte-se a nós.

Comissão de jornalistas e profissionais da corrida
Alessandra Alves, jornalista
Alexandre Koda, jornalista
Ana Paula Alfano, jornalista
Bruno Vicari, jornalista
Cássio Politi, jornalista
Erich Beting, jornalista
Fernanda Paradizo, jornalista
Harry Thomas Jr., jornalista
Martha Dallari, vice-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de SP (ATC)
Nelson Evêncio, presidente da ATC
Ricardo Caprioti, jornalista
Sergio Xavier Filho, jornalista
Simone Manocchio, jornalista
Vicent Sobrinho, jornalista
Yara Achôa, jornalista"


  

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Maratona, fé e coragem

Treinar para uma maratona é um ato de fé.

Correr uma maratona é um ato de coragem.

Com fé e coragem, pessoas comuns podem fazer grandes coisas.

Randy Essex

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fila Night Run Campinas

Fui para a Fila Night Run nesse sábado com um objetivo de tempo na cabeça. Estou numa fase boa, o clima estava agradável e, apesar das subidas no circuito, achava que conseguiria bater meu melhor tempo nos 10 Km. Não deu.

Consegui meu 2º melhor resultado, mas a sensação pós prova não era de vitória.

Até o sétimo quilômetro tinha feito um tempo excelente. Caminhava para um ótimo resultado, mas meu ritmo começou a cair. Começava a pagar o preço da semana pesada, já que eu tinha forçado o ritmo no GP Runner's na quarta-feira e também comecei a prova num ritmo mais forte do que estou acostumado. Valeu o aprendizado.

Depois, analisando melhor a prova, vi que na verdade eu tinha muito a comemorar. A prova estava bastante animada, uma verdadeira balada a céu aberto com uma bela lua cheia.

Além disso, foi a primeira vez que corri com o Clube da Corrida, grupo do qual faço parte há cerca de 4 meses. Lá conheci muita gente bacana e meu desempenho na corrida tem se desenvolvido bastante.

Correr com a camiseta do Clube da Corrida foi um orgulho e a foto abaixo mostra apenas parte da nossa presença nessa prova.


Não consegui o resultado que gostaria nessa prova, tudo bem, isso só serve de motivação para eu treinar ainda mais.

Bora treinar!!
 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

GP Runner's 2011

Hino da Independência ou o Tema da Vitória do Ayrton Senna? Qual seria a melhor trilha sonora para o GP Runner's realizado no dia 07 de setembro no autódromo de Interlagos? Para mim, Amigos para Sempre seria a pedida ideal.

Como bem disse o amigo Nishi, mais que uma prova, foi um evento social. Vários amigos que conheci através do mundo das corridas estavam lá. Alguns deles eu ainda não conhecia pessoalmente, mas apenas seus avatares nas redes sociais.



Ah, eu bati meu recorde pessoal nos 5 Km, mas esse é apenas um detalhe numa prova que foi tão especial.

Valeu equipe laranjinha!
 
 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

100 Posts e os Top 5

O Blog 42195 chegou aos seus 100 posts desde o dia 01 de janeiro desse ano, quando foi dada a largada!

Desde então, procurei compartilhar aqui informações que achei interessante, falei sobre as provas das quais participei e celebrei minhas vitórias.

Agora, para comemorar essa marca, publico a lista dos cinco textos mais lidos. Em outra oportunidade listarei as postagens que mais gosto.

Obrigado a todos pelas visitas e comentários, que são sempre bem vindos.


História da corredora suíça Gabrielle Andersen-Scheiss e sua impressionante chegada na maratona feminina dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles.
 
Eu preferia as bolhas de sabão
Dicas para a prevenção e tratamento das temíveis bolhas, que passaram a me acompanhar após treinos mais longos. Leia também Bolhas, a volta
 
Livro: "Programa de Caminhada e Corrida”
Como eu comecei a correr e o papel desse livro do treinador Marcos Paulo Reis nesse processo.
 
Νενικήκαμεν - A história da Maratona
A tradicional lenda sobre a origem da Maratona e porque a distância de 42,195 Km.

Planeta Extremo - Maratona no gelo da Antártica - parte 1/3
Episódio da série exibida no Fantástico, da Rede Globo, sobre a Maratona no continente gelado. Veja também parte 2 e parte 3. Também veja a palestra exclusiva do Clayton Convervani.

 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Corra do diabetes

Por hereditariedade, tenho o risco de desenvolver diabetes. A boa notícia é que estudos comprovam o papel da corrida como prevenção ao desenvolvimento da doença. Abaixo transcrevo uma matéria que saiu no site da revista Sport Life sobre o assunto.

"Maratonistas têm menos chance de desenvolver diabetes

Corredores de longa distância, como os maratonistas, têm menos chance de desenvolver síndrome metabólica, caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares e que inclui pressão e colesterol altos.

Também chamado de síndrome X, o transtorno pode levar ao diabetes e a doenças do coração. Pesquisadores analisaram dados de 62 000 homens e 45 000 mulheres. Os resultados, publicados na edição de março/2009 da revista Science in Sports and Medicine, revelaram que homens que correram duas ou mais maratonas por ano tiveram 41% menos chance de sofrer de pressão alta, 32% menos risco de ter colesterol alto e 87% menos chance de ter diabetes do que não-maratonistas.

“Todas as formas de atividade física trazem benefícios à saúde. Mas os dados sugerem que as vantagens para aqueles que se esforçam são ainda maiores”, disse Paul Williams, do Colégio Americano para a Medicina do Esporte.

Fonte: Revista Sport Life, texto Vanessa de Sá

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Palestra exclusiva de Clayton Conservani

Recentemente tive a oportunidade de conversar com o Clayton Conservani, da Rede Globo, além de assistir a sua palestra.

Inclusive foi a primeira vez que ele enfrentou uma plateia, mais um desafio vencido por esse jornalista atleta que desafia o perigo em busca de emoções extremas.

Durante as 2 horas da apresentação, vimos diversos vídeos inéditos de suas aventuras, além de conhecer mais sua história.

Conservani motivou muito a todos, declarando que nunca é muito cedo, nem tão tarde para começar uma atividade.  Ao contar sobre sua aventura no Everest, disse ter ouvido muitas histórias de quem desistia, mas seguiu em frente, pois a vontade de vencer era grande e não deveria ouvir a voz dos derrotados.

O vídeo abaixo é do trecho em que ele fala da Maratona no Gelo, tema que já tratei anteriormente aqui no blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...