quarta-feira, 28 de março de 2012

Maratona de Paris, o percurso

A melhor maneira de fazer um city tour por Paris.

Arco do Triunfo, Place de la Bastille, Place de La Concorde, Museu do Louvre,
Ponte di Mirabeau, Chateau de Vincennes, margens do Sena,
Cathédralle Notre-Dame de Paris, Torre Eiffel e o Bois de Boulogne.

domingo, 25 de março de 2012

Treinos longos

Meu treino desse fim de semana
"É na solidão dos longos treinamentos que se forja o coração do atleta."

Emil Zatopek




 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dica do Dia: Ritmo na Prova

Recentemente compartilhei essa dúvida com alguns amigos: qual deveria ser meu ritmo alvo para minha primeira Maratona?

Meu treinador chegou a falar em terminar a prova em 3:45. Segundo as predições estatísticas, utilizando calculadoras de corrida, eu conseguiria percorrer os 42,195 Km em 3:50. Vários amigos me aconselharam a desencanar do tempo e correr na boa, me preocupando apenas em terminar bem a prova.

Após todas essas sugestões, decidi manter meu plano inicial - fazer a Maratona em até 3h59min59s. O sub4 é uma referência para muitos que correm a Maratona pela primeira vez. Minha ideia é seguir o pacer da prova designado para esse tempo, inclusive estando de acordo com o que informei no ato da inscrição.

Nessa semana, uma das dicas enviadas pela organização da Maratona de Paris foi exatemente sobre esse tema, conforme tradução e adaptação livre que coloco abaixo.


"Como definir seu objetivo

Esse é um grande enigma! Encontrar o ritmo que pode ser mantido desde os primeiros quilômetros ao longo de toda a maratona exige uma certa quantidade de experiência e sabedoria.

Conselho para maratonistas iniciantes: não corra pelo relógio. Siga os seus sentimentos. Sua prioridade deve ser evitar a zona vermelha e manter-se em uma zona de conforto real. Seu único objetivo deve ser o de finalizar bem a prova.

Prioridade absoluta: tornar possível a conclusão dos 42,195 km. Nada deve impedir você de alcançar seu objetivo!
 
Os corredores que já participaram de maratonas anteriormente devem definir seus objetivos de acordo com a performances passadas. Um número de parâmetros pode ajudá-los a escolher um tempo possível: a qualidade do treinamento durante os meses anteriores, o peso corporal, o estado global de energia, possíveis lesões, e os resultados anteriores antes da Maratona de Paris.


Geralmente considera-se que se deve tirar um Km/h da velocidade entre 10k e uma meia-maratona, assim como entre uma meia-maratona e uma maratona. Concretamente, se você recentemente fez 10k em 50 min (média de 12km/h), você deve contar com um tempo de cerca de 1:55 para uma meia-maratona (11km/h) e 4:15 para uma maratona (10 km/h)."

fonte: www.parismarathon.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dica do Dia: Hidratação

A organização da Maratona de Paris está enviando e-mails diários para os inscritos, com dicas para a prova. "Tip of the day".

É uma ação simples, que poderia ser tomada pelos organizadores de provas no Brasil. Cria-se uma expectativa em relação à prova, além de dar orientações importantes aos participantes do evento.

Vou aproveitar o blog para compartilhar essas dicas, que podem ser úteis para muita gente.

Para começar, a dica do dia é sobre hidratação. Hoje, 22 de março, é o dia internacional da água, então a dica não poderia ser mais adequada.

"Algumas prioridades em matéria de hidratação:
   
  • Inicie sua corrida bem hidratado. Beba regularmente, mas em pequenas quantidades 24 horas antes da prova.
     
  • Teste de antemão as bebidas energéticas que serão oferecidas pela organização da prova. Assim você saberá como seu estômago irá tolerá-las.
     
  • A ingestão de água deve ser feita durante toda a maratona. Beba um pouco de água a cada posto de hidratação, sem esperar a sede, que é um primeiro sinal de desidratação.
     
  • Sinais de desidratação: baixa sudorese, dor muscular, aumento da frequência cardíaca e aumento da temperatura corporal."
      
     
fonte: http://www.parismarathon.com/

 

terça-feira, 20 de março de 2012

Escrevendo minha história

Ao invés de focar em todas as coisas que eu não posso controlar, estou curtindo os momentos na minha frente. A maratona vai ser uma história incrível e eu vou ter a chance de escrever o final.


Shalane Flanagan, maratonista


 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Meia Maratona Internacional de São Paulo

Estou em dia com meus treinos para a maratona, mas já não posso dizer o mesmo com o blog. Infelizmente, não tenho conseguido fazer atualizações com a frequência de antigamente. De vez em quando, no entanto, passo por aqui para compartilhar algum assunto com vocês.

Hoje falo um pouco sobre a prova do último domingo: a Meia Maratona Internacional de São Paulo. Uma prova dura, devido suas diversas subidas, mas bastante agradável, seja pelo clima dos participantes ou pela oportunidade de novamente correr por pontos históricos de minha cidade.

Como estou a algumas semanas da minha prova alvo, a ideia era fazer o percurso no ritmo indicado pelo treinador, sem forçar muito. Seria apenas um treino de luxo.

Comecei a prova próximo do ritmo acertado, mas como estava me sentindo bem, fui alguns segundos mais forte do que o plano. Eu não tinha participado de nenhuma prova desde quando meus treinos para a maratona começaram, então não tinha noção de qual seria meu potencial nessa corrida. Será que eu poderia bater meu recorde pessoal?

Vi que continuava sobrando, então apertei ainda mais o ritmo. Percebi que poderia não apenas bater meu recorde, mas também minha meta pessoal para a meia maratona, que estava programado para o segundo semestre.

Finalizei os 21,1 Km abaixo de 1:50 pela primeira vez e ainda com sobra. Esse resultado me deu mais confiança para encarar os treinos fortes das próximas semanas. Que venha a maratona!
  
   
    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...