segunda-feira, 18 de julho de 2011

Avaliação Médica

Antes de iniciar qualquer atividade física, é muito importante uma consulta ao médico, que além de avaliar eventuais riscos através da anamnese, analisando histórico familiar e hábitos pessoais, como alimentação e sono; também irá solicitar exames clínicos para verificar a situação geral de sua saúde.

Abaixo listo os exames mais comuns antes do início dos treinos de corrida. A explicação abaixo tem como fonte o site da revista Contra-Relógio:

"NIVEL INICIANTE

-
ERGOMÉTRICO - Serve para observar o comportamento do ritmo e da frequência cardíaca e da pressão arterial durante um esforço progressivo.


-
ECOCARDIOGRAMA - Utilizado para observar parâmetros anatômicos das câmaras cardíacas, tal como controle da resposta da musculatura cardíaca frente ao treinamento.


-
HEMOGRAMA COMPLETO - Para diagnosticar alterações nas três séries celulares do tecido sanguíneo: série vermelha (as hemácias), branca (leucócitos, células do sistema imunológico que fazem a defesa do corpo) e série plaquetária.


- GLICEMIA DE JEJUM
- Teste empregado para diagnóstico de quadros de intolerância à glicose, tal como diabetes melitus.


- COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES - Serve para detectar valores elevados de lípides sanguíneos, sendo utilizados para cálculo do risco cardíaco antes de iniciar a atividade física.


- URÉIA E CREATININA
- Exames de controle da função renal, avaliando a capacidade de filtração e excreção dos metabólitos produzidos pela atividade física.


NÍVEL INTERMEDIÁRIO


- TGO E TGP
- Enzimas hepáticas que norteiam a capacidade de metabolização das células hepáticas, assim como rastreiam doenças do fígado que possam oferecer risco à atividade física.


- SÓDIO, POTÁSSIO, MAGNÉSIO E CÁLCIO
- Eletrólitos fundamentais ao bom funcionamento de todas as células e tecidos do corpo, principalmente dos sistemas nervoso, renal e músculo-esquelético.


- TSH, T4 LIVRE
- A detecção de doenças relacionas à secreção dos hormônios da tireóide faz-se fundamental àqueles que objetivam um mínimo de performance na atividade física. A tolerância ao exercício é fundamental à regularidade do treinamento, e indivíduos com distúrbios da tireóide não controlados podem não se adaptar ao esporte em virtude da falta dos hormônios.


NÍVEL AVANÇADO


- FERRITINA SÉRICA - Para atletas de maiores intensidades de treinamento, o controle dos níveis de reserva do metabolismo de ferro é muito importante. A maior parte de casos de anemia no esporte é decorrente da falta de ferro no organismo; por isso, um bom controle dos níveis de reserva previne distúrbios relacionados à falta ou excesso do ferro."

  

6 comentários:

  1. Nossa quanta coisa pra fazer hein!
    Bem, sempre apóio a todos que vão começar a ir antes em um médico para os exames, e aqueles que já correm devem manter sempre atualizados.
    Não queremos surpresas na pista não é?
    Afinal, estamos correndo para ganhar saúde é sempre bom se cuidar!
    Um abraço amigo e bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! Estou me devendo uma avaliação desde que comecei a correr. Antes estava normal, hoje em dia devo estar voando!

    ResponderExcluir
  3. E aí Alessandro, boa postagem, a corrida está na moda, mas dá pena de ver tanta desinformação, pessoas muito obesa fazendo meia maratona, terminando acima de 2h40min, não é só pelo tempo, mas se vê o sofrimento que a pessoa passa e o sol na cabeça judiando mto. Pior é ver gente fazendo maratona, comi eu vi na Maratona do Rio agora (SEM UMA PREPARAÇÃO CONDIZENTE). Uma dica deve ser espalhada, nada de correr mais que 10km se ainda não tem preparo físico e somado a esses exames que postou. Abraços

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. bah preciso fazer uns exames hehehe

    Abraço
    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. KARACAS, PRECISO DE TUDO ISSO!!!RS ACHO Q DEPOIS DA ULTRA VOU CAIR PRA DENTRO DESSES EXAMES. VALEU A DICA GUERREIRO !!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...