quarta-feira, 27 de abril de 2011

Prevendo o futuro... Calculadora de Corrida

Você vai correr uma distância pela primeira vez e surge aquela dúvida: qual o ritmo que devo imprimir na corrida? Em quanto tempo posso concluir a prova?

Tentando responder essa pergunta, foram feitos vários estudos estatísticos, chegando-se a fórmulas que procuram estimar o tempo previsto para uma certa distância, baseado em resultados recentes do atleta.

Como nem todo corredor é necessariamente um matemático e normalmente essa fórmulas são relativamente complexas, foram criadas calculadoras específicas que estão disponíveis na internet.

Duas calculadoras que gosto podem ser acessadas nos sites da “Run-Down” e “Runworks”. A primeira trás a predição em quatro modelos estatísticos, apresentando na sequência a média dos resultados. Já a segunda calculadora foi desenvolvida baseada no modelo do cientista do esporte Jack Daniels (não é o do uísque) e permite diversas simulações, como alteração de temperatura e altitude. Uma terceira opção, mais simples, pode ser consultada no site Viva Esporte. Particularmente uso com mais frequência a da "Run-Down".

Maior nível de precisão é alcançado se forem utilizadas distâncias que exigem nível semelhante de condicionamento, por exemplo meia-maratona e maratona, 5km e 10km, etc.

Segundo as predições, eu teria condições de terminar uma Maratona em 4h06min. Isso, evidentemente, se eu estivesse hoje preparado para essa prova. Minha estreia na prova deve acontecer em um ano, então ainda tenho condições de melhorar meus resultados, reduzindo portanto essa previsão.

Claro que estamos falando aqui de modelos estatísticos, mas o ser humano é muito mais complexo. As condições físicas e mentais do atleta no dia da prova podem derrubar qualquer previsão feita. Uma simples alteração na temperatura ambiente já muda todo o resultado. Além do mais, circuitos planos são mais rápidos do que aqueles com diversos aclives.

Acredito, no entanto, que isso não invalide esses estudos, servindo como uma boa referência para ajustar o ritmo no dia da prova, além de permitir ajustes nos treinos.

E você, já utilizou essa ferramenta?

   

6 comentários:

  1. É uma boa ferramenta de orientação.
    Por muito amador que um atleta seja, deve sempre controlar os seus treinos e ritmos, pois evita cometer erros grosseiros e auxilia a progredir.
    Belo trabalho, amigo Alessandro!

    ResponderExcluir
  2. •●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    Olá Alessandro, bom o post, me fez pensar e repensar nas minhas metas e nos meus tempos em corrida, quero manter meu sub60 nos 10km, se possivél baixar, mas fazer acima está proibido!! rsrsrsrs

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, usei o mesmo método que voce falou usar normalmente. Irá ajudar bastante a melhorar o tempo.
    Abraços e bons treinos

    ResponderExcluir
  4. OLá alessandro legal, esta matéria. Bom agora vou pensar e repensar sobre os meus treinos e as corridas que quero fazer. Legal mesmo. um grande abraço e boas corridas..........

    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. o Programa é bom, mais ...veja.. o melhor que tenho aos 10 kms é 35.55 e pedi tempo para a 1/2 maratona... deu-me 1.19... acaba por ser pior que o meu melhor registo a 1/2 maratona... 1.18.10. O melhor pro atleta, é treinar muito, e bem.. saber treinar... quem treine bem, com certeza que vai andar bem. Porque todas as provas são diferentes, e o atleta não preparado psicologicamente, não deve ir ansioso pra uma prova para fazer tempos, acaba sempre por fazer pior.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Lopes, concordo plenamente com você. Treinar bem, treinar certo. Agora me chamou a atenção a precisão da calculadora em relação a seu tempo real - erro de menos de um minuto em uma meia maratona!

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...