sexta-feira, 23 de março de 2012

Dica do Dia: Ritmo na Prova

Recentemente compartilhei essa dúvida com alguns amigos: qual deveria ser meu ritmo alvo para minha primeira Maratona?

Meu treinador chegou a falar em terminar a prova em 3:45. Segundo as predições estatísticas, utilizando calculadoras de corrida, eu conseguiria percorrer os 42,195 Km em 3:50. Vários amigos me aconselharam a desencanar do tempo e correr na boa, me preocupando apenas em terminar bem a prova.

Após todas essas sugestões, decidi manter meu plano inicial - fazer a Maratona em até 3h59min59s. O sub4 é uma referência para muitos que correm a Maratona pela primeira vez. Minha ideia é seguir o pacer da prova designado para esse tempo, inclusive estando de acordo com o que informei no ato da inscrição.

Nessa semana, uma das dicas enviadas pela organização da Maratona de Paris foi exatemente sobre esse tema, conforme tradução e adaptação livre que coloco abaixo.


"Como definir seu objetivo

Esse é um grande enigma! Encontrar o ritmo que pode ser mantido desde os primeiros quilômetros ao longo de toda a maratona exige uma certa quantidade de experiência e sabedoria.

Conselho para maratonistas iniciantes: não corra pelo relógio. Siga os seus sentimentos. Sua prioridade deve ser evitar a zona vermelha e manter-se em uma zona de conforto real. Seu único objetivo deve ser o de finalizar bem a prova.

Prioridade absoluta: tornar possível a conclusão dos 42,195 km. Nada deve impedir você de alcançar seu objetivo!
 
Os corredores que já participaram de maratonas anteriormente devem definir seus objetivos de acordo com a performances passadas. Um número de parâmetros pode ajudá-los a escolher um tempo possível: a qualidade do treinamento durante os meses anteriores, o peso corporal, o estado global de energia, possíveis lesões, e os resultados anteriores antes da Maratona de Paris.


Geralmente considera-se que se deve tirar um Km/h da velocidade entre 10k e uma meia-maratona, assim como entre uma meia-maratona e uma maratona. Concretamente, se você recentemente fez 10k em 50 min (média de 12km/h), você deve contar com um tempo de cerca de 1:55 para uma meia-maratona (11km/h) e 4:15 para uma maratona (10 km/h)."

fonte: www.parismarathon.com

Um comentário:

  1. Sub4 é uma ótima meta.
    Acredito que seja plausível, mas de qualquer forma, o importante é se divertir e curtir cada K mrodado.
    Torcendo muito!!!
    Abraço,
    Ingrid

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...