sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Eu preferia as bolhas de sabão


Recentemente eu quase tive meus treinos sabotados por causa de uma inocente bolha. Pelos menos eu achava as bolhas inocentes até então.

Elas surgem devido ao atrito entre os pés, meias e tênis, sendo mais comum o aparecimento onde há saliência de algum osso e entre os dedos. Esse último foi meu caso recente. O ruim é que apesar da bolha, fiz um treino longo sem o devido tratamento, piorando a situação.

A bolha se forma quando uma camada de pele se desloca e enche de um líquido incolor ou avermelhado, caso haja rompimento de algum vaso.

Como prevenção, recomenda-se a escolha do tênis adequado para você, usar uma meia macia, de preferência sem costura ou com o mínimo possível e jamais usar um par de tênis novo nas provas. O uso de desodorante para os pés para diminuir o suor também ajuda, pois a umidade favorece a formação de bolhas.

A recomendação para a maior parte dos casos é não estourá-la. Apenas quando causar dor é que o líquido deve ser drenado através de um pequeno furo, feito com uma agulha descartável. Também não se deve arrancar o “teto” da bolha, que serve como proteção à pele, grave erro que cometi.

Mantenha um curativo com vaselina e esparadrapo micropore até que ela seque, o que normalmente ocorre entre uma e duas semanas. Caso surja algum sinal de infeccção, como inchaço, vermelhidão, pus ou febre, procure auxílio médico.

O ideal é que, enquanto estiver com bolhas, a pessoa fique em repouso, como em qualquer caso de ferimento. Naturalmente eu não consigo fazer isso.  Fiz os curativos, corri para o treinamento e, mesmo com bolhas, bati alguns recordes pessoais.

continua em http://blog42195.blogspot.com/2011/01/bolhas-volta.html

4 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo--
    Além de todas as dicas que vc postou aqui, cabe te lembrar o seguinte que uma boa vaselina ou hiplogós ajuda muito a não dar bolhas nesses 10 anos de corridas eu faço isso e não dá bolha o ideal também quando furar a bolha é que vc faça uma costura na própria pele para que não entre nada na pele eu nunca fiz, mas um amigo Ultra fez isso eu não lembro o nome da linha própria para isso, quando ele voltar da Ultra do Canadá eu pergunto a ele e depois te informo e para aqueles dias que estão bem quentes e quando vc ver o corredor jogando água na cabeça o ideal é que o corredor incline o corpo para frente e jogue água e com isso vai se refrescar e com isso a água vai cair direto no chão e nào escorre no corpo, pq se escorrer no corpo vai acabar molhando as meias e os tênis e com isso vai acabar dando bolhas.

    Bom final de semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Jorge, valeu pelas dicas. Eu já tinha ouvido sobre o hiplogós, mas a ideia de inclinar o corpo na hora de jogar água foi nova para mim. Continue colaborando e boas corridas!

    ResponderExcluir
  3. As dicas estão mais do que corretas, mas conhecer-se também ajuda. Eu tenho uma tática kamikaze, que uso ás vezes: eu sei onde sempre me dá bolha (no arco do pé) e duas semanas antes da prova alvo, eu me forço uma bolha lá, usando uma meia que eu sei que me dá bolha. Nada muito sério, mas uma bolha "de verdade". O que acontece? Seco a bolha, do jeito que você disse, SEM TIRAR A TAMPA, e espero ela secar de vez. Nessas duas semanas, a pele de baixo cresce e fica normal, e a pele da bolha ainda não caiu. Ao contrário, vira um casco perfeito pra me proteger de novas bolhas... o timing desse crescimento da pele nova e da manutenção da pele cascuda da bolha velha é que faz a diferença...

    ResponderExcluir
  4. Nishi, realmente parece bem kamikaze, mas considerando suas ultramaratonas, você já deve estar acostumado com técnicas menos ortodoxas. Boas corridas!!

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...