terça-feira, 10 de maio de 2011

Livro: Operação Portuga, Cinco Homens e um Recorde a Ser Batido

 
Madrugada de domingo, 18/12/2010. Ainda bastante sonolento tomo meu café da manhã e sigo para a Av. Paulista. Pela primeira vez percorreria o circuito da São Silvestre, ainda que em um treino simulado. Levei comigo o “Operação Portuga”, pois tinha combinado com o Sérgio Xavier, autor do livro, para nos encontrarmos antes do treino.

Em frente ao prédio da Gazeta já se viam diversos grupos de assessorias esportivas. A turma da Run&Fun com suas camisetas cor marca texto se destacavam. Não encontrei o Sérgio e, me sentindo meio pipoca, acompanhei um grupo que iniciava seu treino.

Lá pela Av. Rudge, olho para trás e vejo o Serginho correndo para recuperar o seu atraso. Cumprimentei-o, me apresentei e corremos juntos alguns minutos conversando sobre o livro que eu acabara de ler naquela semana. Como seu passo era mais rápido que o meu, ele seguiu adiante para conversarmos com mais calma no final do treino. Tinha feito ali um novo amigo.

O livro “Operação Portuga: Cinco Homens e um Recorde a Ser Batido”, como o autor gosta de reforçar, não é um livro sobre corrida, mas sobre gente e um desafio: superar o tempo de 2h43min50s conquistado pelo Amílcar Lopes Júnior, o Portuga, na Maratona de Chicago aos 42 anos de idade.

Esse desafio, proposto pelo treinador Marcos Paulo Reis, foi aceito pelos atletas amadores Lelo Apovian, Tomás Awad e Guto Urquiza.

Ao longo do livro, o autor, que é diretor de redação das revistas Placar e Runner’s World Brasil, nos relata todo o processo de superação dos desafiantes,  através de uma narrativa leve e cativante. Se engana quem espera um livro com planilhas de treinos e dicas sobre tênis de corrida. Prepare-se para se emocionar com histórias impressionantes.

Na última segunda-feira, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente todos os atores dessa história, passando a admirá-los ainda mais.

Compartilhei com o Tomás minha meta de correr minha primeira maratona, tendo a oportunidade ímpar de receber dicas dele para esse meu desafio.

Como o Lelo e o Portuga falaram nessa ocasião, após muito treino e dedicação, o mais importante é curtir cada momento da prova. “Se tanta gente se propõe a correr 42 Km, é porque deve ter algo muito bom lá no final”, completa o Portuga. E de fato acredito que tenha sim, tem a sensação de superar um desafio pessoal.

 

20 comentários:

  1. Ganhei um exemplar no blog Correria da Runnners. O livro chegou em casa numa sexta feira. Li o danado em ritmo de maratona, comecei às 22:00 hs, só consegui parar de ler após a linha de chegada, ou seja, após a última página. Quando isto ocorreu já eram quase 2 horas da manhã! Abcs!

    ResponderExcluir
  2. Leo, o tempo que você gastou na leitura do livro é justamente o meu tempo alvo para a maratona! rs

    ResponderExcluir
  3. Teve ser um livro bom. Portuga" Português?"



    Carlos Lopes
    http://www.aminhacorrida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Carlos, o Amílcar é filho de portugueses. Valeu, Alessandro, muita gentileza sua. O livro foi o melhor investimento que fiz na vida. Trabalhei forte por uns dois meses e recebo royalties quase diários como o post acima. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... eu ouvi falar que é bom, estou afim mesmo de ler.

    ResponderExcluir
  6. Já tenho uma biblioteca de livros de corrida. O último foi a biografia do Haile. O do Portuga ainda não li, mas vou colocar na lista. Já tive o privilégio de ter o MPR (Marcos Paulo Reis) como treinador e, na Expo da maratona de Berlin 2010 conversamos um pouco sobre o assunto. Vou comprar o livro. Keep running!
    Josivan

    ResponderExcluir
  7. estela marcondes11 de maio de 2011 22:40

    Parabéns pelo blog! =) Tá show!
    Muito legal encontrar a laranjada lá!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Já estou recebendo visita de atletas de elite! Valeu Estela pelo seu comentário e pela conversa lá no debate. Muito legal te reencontrar e toda a turma de laranjinhas.

    ResponderExcluir
  9. Sérgio Xavier, o reconhecimento é apenas consequência do seu excelente trabalho. Ainda vamos tomar outros cafés juntos.

    ResponderExcluir
  10. mazaaahhh vou colocar esse livro na minha lista...

    ResponderExcluir
  11. Lamento que o problema no blogger tenha apagado os comentários de alguns amigos. Um pena.

    Sorte que guardei os e-mails, então vou reproduzi-los abaixo.

    ResponderExcluir
  12. Fran @runtobefit:
    Pois é... eu ouvi falar que é bom, estou afim mesmo de ler.

    ResponderExcluir
  13. Maratonista:

    Já tenho uma biblioteca de livros de corrida. O último foi a biografia do Haile. O do Portuga ainda não li, mas vou colocar na lista. Já tive o privilégio de ter o MPR (Marcos Paulo Reis) como treinador e, na Expo da maratona de Berlin 2010 conversamos um pouco sobre o assunto. Vou comprar o livro. Keep running!
    Josivan

    ResponderExcluir
  14. estela marcondes:

    Parabéns pelo blog! =) Tá show!
    Muito legal encontrar a laranjada lá!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Alessandro S Silva:

    Já estou recebendo visita de atletas de elite! Valeu Estela pelo seu comentário e pela conversa lá no debate. Muito legal te reencontrar e toda a turma de laranjinhas.

    ResponderExcluir
  16. Alessandro S Silva:

    Sérgio Xavier, o reconhecimento é apenas consequência do seu excelente trabalho. Ainda vamos tomar outros cafés juntos.

    ResponderExcluir
  17. Tiago Antunes:

    mazaaahhh vou colocar esse livro na minha lista...

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li esse livro, mas vou correr atrás, gostei muito desse trecho. um abraço...


    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. tá na minha lista. assim que possível, lerei mais esse livro. showww

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...