quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dúvidas de um adolescente "corrístico"

Já não posso mais dizer que sou um neófito no mundo das corridas. Já são um ano e meio de treinos, 26 provas completadas. Corri de 5 Km à meia-maratona. Tenho lido e aprendido bastante sobre esse esporte. Livros, revistas, internet. Participei de palestras. Conheci muitos corredores, de amadores a profissionais.

No entanto, tampouco posso dizer que sou um especialista no assunto. Meus tempos nas provas ainda são bastante modestos. Desconheço as técnicas adequadas para uma corrida eficiente. Ainda não treino com um acompanhamento adequado. Cada vez que leio sobre corrida, vejo que sei quase nada a respeito. Definitivamente, ainda não atingi a maturidade desse esporte.

Como me classificar então? Se comparasse com o ciclo da vida, talvez cada mês de experiência fosse equivalente a um ano de vida, então eu seria um adolescente no mundo das corridas. Época das dúvidas. O que fazer agora? Aumentar a distância? Baixar o tempo? Época das revoltas. Treinar para quê? Vale a pena? Abrir mão de sair a noite para não prejudicar a prova?! Acordar cedo em pleno domingo!

Cada fase tem as suas características e desafios. A descoberta da corrida, o desenvolvimento com os treinos, as vitórias pessoais. Algumas quedas, mas levantamos e seguimos adiante. O que vem pela frente? Não sei. Apenas quero curtir cada momento. Boa corrida a todos!

 

15 comentários:

  1. ((( Meus tempos nas provas ainda são bastante modestos.))) Po guerreiro toda a galera é assim, os que se dizem ser fodidão tão pagando sapo....kkkk Nossa realidade é essa mesmo, alguns dias com tempo bom e outros com tempos ruins. Eu prefiro correr me sentindo bem, do que correr no limite...Isso mata viu !!!! kkkk Guerreiro em 1 ano de corridas com certeza vc já melhorou bastante e te digo vai melhor mais ainda pois a rodagem é o que faz a diferença. Treine focando um objetivo mas não se mate por ele pois ainda temos muitas corridas e provas pela frente. Abração man !!!!

    ResponderExcluir
  2. Não tenha pressa de atingir essa tal de maturidade, Alessandro. Porque já vi que quem a atinge, parece que fica meio chato, marrento, senhor de si. E aí fica postando frases polemicazinhas na internet e se achando o prefeito da cidade da corrida, hehehehe... Nas pistas e na vida, o bom mesmo é ser um eterno aprendiz.

    Abraço!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  3. OLá. Olha eu corro desde 2006, e me considero ainda um pré adolescente em matéria de corrida. Como você tem muitas coisas que eu não sei e tem coisas que eu me surpreendo quando aprendo. Mas eu prefiro ser assim, sempre descobrindo e aprendendo.Torço para que essa tal maturidade em corrida demore a chegar....um grande abraço e bons treinos..e ops estava esquecendo nerd para mim é alguém que gosta muito de determinadas coisas e sente prazer em falar e compartilhar isso com as outras pessoas...

    ResponderExcluir
  4. Alessandro

    Pode orgulhar-se. Vc é um AMADOR. E a origem da palavra vem justamente da energia (nao só um sentimento) mas valiosa da existência humana: o amor!

    Vc ama oq faz, mesmo ainda tendo muito a aprender e desenvolver. Continue assim. Com suas passadas fortes na vida!

    Bem vindo entre meus amigos!

    Bons kms

    Everton Domingues
    www.passadasfirmes.blogspots.com
    @tatolimpico

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos. Interessantes os comentários feitos. Não imaginei que seguiriam essa linha.

    Curto muito tudo que estou aprendendo com a corrida e prefiro ficar assim, um eterno aprendiz.

    Joka - tempos modestos, mas me orgulho muito deles!

    Fábio - você tem toda razão, conheço um monte de gente assim.

    Décio - conclusão, também sou um nerd, e com orgulho como você.

    Everton - Seja bem vindo também. Quando amamos o que fazemos, tudo fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  6. Esse desabafo é geral, eu por vezes dou comigo a meditar no mesmo, mas também não consigo parar, não me sinto bem se não treinar pelo menos 3xsemana, sinto logo um vazio. Mas nós é que estamos no bom caminho, por isso...vamos em frente! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. JAM, também sinto muita falta quando não treino. Fiquei alguns dias parados, mas já estou de volta!

    ResponderExcluir
  8. Com 55 anos de idade, uma vida de atividade fisica e a 11 anos participando efetivamente de corridas de rua, sendo que somente nos 2 ultimos anos é que fui fazer 2 meias o que posso dizer que a atividade fisica tem que ser prazeirosa, nao se discute o resultado para a saúde, mas isso se consegue caminhando e com outras atividades, para mim a corrida alem destes beneficios me proporcionou ter metas a cumprir, se um esporte sociavel e sem classe social em que todos largamos juntos de um local e chegamos juntos na mesma chegada nao importando o tempo e sim o prazer de competir, por isso acho importante nao se por metas muito altas, pois a frutação de nao consegui las pode faze lo desistir. Em todo caso bons treinos e que sejam divertidos.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda sou uma criancinha e nao tenho duvidas de nada! Tudo ainda é diversão!

    ResponderExcluir
  10. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Caro amigo Alessandro boa noite, talvez vc não conheça a minha história, pois no passado era magro, dei mole fiquei obeso, fiquei doente e corri atrás do prejuizo e com 4 meses eu emagreci 35 kilos para mim foi uma vitoria e a minha primeira competicao foi logo de cara a meia do rio e olha que eu odiava correr e nem tinha corrido essa distancia antes, depois que eu emagreci com apenas 2 meses de treino eu completei a minha primeira competicao oficial, pois no inicio nao tinha orientacao profissional e treinava errado os meus tempos nos 10KM ERAM sempre 45 minutos e ficava p...da vida, mas os amigos que eu conhecia me confortava e me diziam que era para eu relaxar que eu estava apenas começando e fui treinando com um técnico fui galgando KM por Km até que chegou o grande dia eu eu corri os 10Km e de 45 minutos eu consegui fazer 35 minutos fiquei feliz da vida...Digo para todos os corredores que o CORREDOR é como se fosse uma CASA sendo construída por um PEDREIRO em que o mesmo vai assentando tijolo por tijolo, dia após dia e é assim o corredor em que dia após dia ele vai conquistando Kms sendo orientado por um profissional, e com isso vc vai se alimentando bem, descansando bem e etc e etc foi assim comigo e também é assim com todos, até mesmo com os corredores de elite meu camarada, não se desespere na palavra de DEUS estás escrito TUDO TEM O SEU TEMPO CERTO PARA ACONTECER então meu amigo vc está no caminho certo praticando este esporte maravilhoso, tenha calma, tenha paciência que com certeza vc irá almejar o seu sonho em correr bem, mesmo que seja dificil, nunca olhe para trás, nunca abaixe a cabeça que com certeza vc conseguirá meu caro amigo, pense em todos os comentários aqui postados pelos seus amigos.

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  11. Caros, gostaria de destacar o último parágrafo de meu texto, que representa o que sinto pela corrida:

    "Cada fase tem as suas características e desafios. A descoberta da corrida, o desenvolvimento com os treinos, as vitórias pessoais. Algumas quedas, mas levantamos e seguimos adiante. O que vem pela frente? Não sei. Apenas quero curtir cada momento. Boa corrida a todos!"

    ResponderExcluir
  12. Olá Alessandro,

    Dúvidas bem interessantes, mas você resumiu bem: curtir cada momento.

    Bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. estamos juntos nessa fase: aumentar distancia, diminuir tempo, mudar paisagens, etc ?????
    só nao pode para de correr com satisfação.

    ResponderExcluir
  14. Olá Alessandro.
    É bom ler esse post e ver que muitos corredores passam por esses momentos.
    Eu acho que você está certo. Tudo a seu tempo. Eu sou um bebê das corridas, só participei de duas provas. Mas eu acho que temos que curtir, sem culpa. Não quero virar profissional,então não quero me sentir culpada quando quiser sair com meus amigos, tomar cerveja e chegar tarde em casa. A corrida pra mim é um prazer, mas ainda existem outros e não pretendo abrir mão deles. Temos que pesar o que é importante pra nós. Então acho super normal descansar, desencanar por um tempo, tirar férias da corrida se achar necessário.
    Boa sorte neste momento!

    PS: ADOREI O COMENTÁRIO DO FÁBIO.

    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  15. Teve um pessoal que ficou esperando pra larga, ate uns 10m. depois do tiro. Quando eu passando no km 4, o corredor tava caido no chao o que vi primeiro foi uma garota atravessando a pista correndo, medica a primeira a chegar para atendelo ,creio que nem era da organizaçao estava assistindo quando ele caiu e o pessoal foi ver o que era,passei ao lado e estavam pedindo para os curiosos se afastarem. ja prezenciei algo assim , os profissionais geralmebnte sabem como agir nessas horas , mesmo em seus horarios de folga.

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...