Por hereditariedade, tenho o risco de desenvolver diabetes. A boa notícia é que estudos comprovam o papel da corrida como prevenção ao desenvolvimento da doença. Abaixo transcrevo uma matéria que saiu no site da revista Sport Life sobre o assunto.
"Maratonistas têm menos chance de desenvolver diabetes
Corredores de longa distância, como os maratonistas, têm menos chance de desenvolver síndrome metabólica, caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares e que inclui pressão e colesterol altos.
Também chamado de síndrome X, o transtorno pode levar ao diabetes e a doenças do coração. Pesquisadores analisaram dados de 62 000 homens e 45 000 mulheres. Os resultados, publicados na edição de março/2009 da revista Science in Sports and Medicine, revelaram que homens que correram duas ou mais maratonas por ano tiveram 41% menos chance de sofrer de pressão alta, 32% menos risco de ter colesterol alto e 87% menos chance de ter diabetes do que não-maratonistas.
“Todas as formas de atividade física trazem benefícios à saúde. Mas os dados sugerem que as vantagens para aqueles que se esforçam são ainda maiores”, disse Paul Williams, do Colégio Americano para a Medicina do Esporte.
Fonte: Revista Sport Life, texto Vanessa de Sá
Bom dia amigo!
ResponderExcluirvim agradecer aos comentários que voce coloca no meu blog. um deles foi oque me salvou a mente depois do último episódio que aconteceu comigo a respeito do cisto.
Quando comentei que resolvi desistir. voce disse: Deus já te deu a Meia do Rio.
Realmente pude ver qu ele me deu algo muito melhor e maior do que eu pedi. E que a Meia do Rio eu não iria conseguir ir. Fui, estive lá, preparada, treinada, bem alimentada e com a minha melhor forma física. Mas o Cisto que apareceu no meu ovári não e deixou ir. Doia muito e já foi recomendado a cirurgia. Eu fui lá, mesmo grogue de remédios pra tirar dor, com tonturas, sono etc. Resolvi não participar. A doença me fez desistir, e antes que o pior acontecesse. Tomei essa decisão, chorei, fiquei chateada, mas como voce disse :Deus já me deu a Meia do Rio. Então me conforme, e voltei pra casa com mais essa lição. Não quis pegar medalha, afinal, não corri.
Fique com Deus amigos!
abração e bons treinos!
Alessandro, muito boa a notícia. Estou nesse mesmo barco da hereditariedade, onde além do diabetes, herdei as complicações cardíacas; Corremos para que elas não nos peguem. Grande abraço, e vamos correr maratonas!
ResponderExcluirÉ por isso que eu me tornei ultramaratonista, no livro Corredores do Brasil eu falo sobre isso mesmo...Bela informação guerreiro, bons treinos.
ResponderExcluir