terça-feira, 19 de abril de 2011

115ª Maratona de Boston, novo recorde mundial?

Essa semana foi bem movimentada no mundo corrístico. No domingo foi realizada a Maratona de Londres, com direito a recorde pessoal do Marílson. Ontem foi a vez da Maratona de Boston, com os 42,195 Km sendo vencidos no menor tempo até hoje. Ambas provas fazem parte da World Marathon Majors.

Não vou começar no sentido cronológico e vou deixar para escrever sobre a Maratona de Londres no próximo post, hoje publico sobre Boston, o assunto do dia.

A Maratona de Boston é a prova dessa distância mais antiga ainda em disputa, tendo seu início em 1897, apenas um ano após a maratona olímpica dos jogos de Atenas. A prova é realizada na terceira segunda-feira de abril, no Dia do Patriota, feriado nacional dos Estados Unidos.

Para participar dessa corrida não basta se inscrever, é necessário ter um índice mínimo de tempo comprovado conforme a idade. Isso faz dela uma prova para corredores seletos. Eu precisaria de comprovar tempo de 3h10min em uma maratona recente para pode fazer minha inscrição!

Ontem essa maratona teve um gosto especial, pois o queniano Geoffrey Mutai se tornou o homem mais rápido do mundo em maratonas finalizando a prova em 2h03min02s, abaixo do recorde mundial do etíope Haile Gebrselassie com 2h03min59s.

Seria então um novo recorde mundial? Infelizmente não. O  percurso de Boston não é homologado pela IAAF (International Association of Athletics Federations), devido a dois pontos principais:

  • A distância entre os pontos de largada e chegada, em linha reta, é maior que
    21,1 Km.


  • A altimetria varia mais do que o permitido.

Com isso, o "recorde" do queniano não deve ser homologado. Agora Haile que se cuide ao longo do ano. A Maratona de Berlim, que acontece no segundo semestre, é considerada muito rápida, sendo inclusive palco do atual recorde oficial. Quem sabe ainda em 2011 teremos um novo recordista nos 42,195 Km.

 

9 comentários:

  1. Correr depende muito do dia. Não é suficiente treinar, se não acordar no dia bom, não dá. Mas acredito que o recorde do Haile cai ainda este ano. Cheguei mais cedo em casa para assistir a maratona no Sportv e, para meu desespero, estava passando VT de futebol! Pode? Esse negócio do Brasil ser o país do futebol é demais! Gosto também de futebol, mas assim é demais! Marilson bateu o recorde pessoal dele em Londres e não vi nenhuma notícia nos jornais. Corredor sofre!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Parece que temos mais "Hailes" a surgir por aí!
    Até onde pode ir o homem? Qual é o limite do corpo humano?
    Gostaria de estar cá para saber...
    Abraço Alessandro.

    ResponderExcluir
  3. Fala Alessandro, realmente foi uma excepcional prova do Mutai, pena que o percurso não é considerado para o recorde mundial. E nosso Marilson está arrebentando, acho que ele nos trará uma medalha nas olimpiadas. E concordo plenamente com o maratonista, nosso país por gostar tanto de futebol, deixa de mostrar à população outros belos esportes como lutas, nossa bela corrida de rua, atletismo em geral, tênis de mesa, ... Os canais ficam passando entrevista de jogador de futebol e deixando de passar um exemplo de atleta para nossas crianças que é o Marilson. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Uma pena mesmo que tantos esportes sejam ignorados. Na semana passada eu conversei com um dos membros da seleção brasileira de arco e flecha e ele se queixava da falta de patrocínio. Fora nos sites específicos, não vi nada a respeito do resultado do Marílson no domingo.

    ResponderExcluir
  5. mazaahhh 5'05'' já está ótimo heim quem me dera hehehe ... mas vamos chegar lá sim com certeza!!!

    ResponderExcluir
  6. to seguindo o blog apartir de hoje.
    torço para que o record caia esse ano. mas isso não tem ligação ao corredor A ou B e sim com a evolução do esporte e da ciência.
    vamos pra frente !!!!

    http://estivison.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sacanagem com o Mutai, hein?!

    O cara se lasca correndo, pra não dizer outra coisa e o tempo dele não é reconhecido. Pelo amor de Deus...isso é de quebrar as pernas do cara e a nossa tb.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vejam o que diz na página 234 das "Regras de Competição" da IAAF
    http://www.iaaf.org/mm/Document/Competitions/TechnicalArea/05/47/81/20091027115916_httppostedfile_CompRules2010_web_26Oct09_17166.pdf

    (b) The start and finish points of a course, measured along a theoretical straight line between them, shall not be further apart
    than 50% of the race distance.

    Os pontos de largada e chegada de um circuito, medido ao longo de um linha reta teórica entre eles, não deve ser superior a 50% da distância da corrida.

    (c) The overall decrease in elevation between the start and finish shall not exceed 1:1000, i.e. 1m per km.

    O declive total entre a largada e a chegada não deve exceder 1:1000, isto é, 1 metro por Km.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns para ao Marilson , pela quebra do recorde na competição, pena que ele somente chegou em 4ª posição.

    Fernando
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...