quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cãibras e câimbras

Fiquei imaginando o que o prof. Pasquale diria sobre o título desse post. De cara ele já diria que "post" não é um termo adequado, e que eu deveria usar "publicação". Voltando ao título, ambas as formas estão corretas, embora eu ache "cãibra" mais interessante.

Independente da grafia utilizada, a cãibra é um problema para o corredor. Ontem, pela primeira vez desde quando comecei a treinar há um ano e meio, parei meu treino no meio devido a um espasmo súbito e involuntário da panturrilha direita.

Ao pesquisar na internet sobre esse assunto para compor essa publicação, encontrei várias possíveis causas para esse problema:

  • Hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue);
  • Hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue);
  • Acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise).

Achei tudo isso muito complicado e não identifiquei aí a causa da minha cãibra.

Considerando que eu estava há mais de uma semana sem correr, que não fiz o alongamento antes da corrida, não me aqueci adequadamente, que a temperatura estava a cerca de 14ºC e forcei o ritmo mais do que devia, acho que dessa combinação surgiu meu problema.

Vou pesquisar mais sobre esse tema e volto a ele futuramente por aqui.

E você, já teve problema com cãibras? E com câimbras?


Nota posterior: fiz um erro de avaliação ontem. Não tive cãibras nem câimbras, mas alguma outra lesão na panturrilha. Estarei fora dos treinos nos próximos dias...   :-( 

7 comentários:

  1. Excelente tema... e umas dores horríveis!
    Tudo que tenha a ver com lesões, é sempre do interesse do corredor... independentemente da forma como se escreve:)

    ResponderExcluir
  2. Alessandro, tive isso no fim do ano passado. Fiquei 2 meses sem correr, até descobrir que o problema era um encurtamento da musculatura profunda da panturrilha (o músculo sóleo), associado ao desgaste do meu tênis. Fiz os alongamentos adequados e troquei o tênis. Não senti mais nada nas panturrilhas. Ah, e fortaleci bem a região, no treinamento de base. Fica a dica. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa Xampa, faz tempo que não tenho uma cãibra nas corridas. Tive uma dolorida surfando...kkkk Abração guerreiro !!!

    ResponderExcluir
  4. E aí Alessandro, blz. cãibra é chato demais, e não podemos forçar mesmo qdo ela parece, se teve outra lesão faz bem de ficar uma semana de molho. Eu tive uma maratona de revezamento que corria uma volta e parava, depois de novo, na terceira já senti que queria dar cãibra, poupei um pouco o q deu. Vou correr aí em SP no circuito athenas.

    Abraços,

    ficarei feliz com um comentário seu no m blog sobre m prova maratona , corridaderuams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo. Espero que a lesão não tenha sido grave e que não lhe afeste por muito tempo dos treinos e provas.
    Niterói (RJ) começa a viver seus primeiros dias frios do ano. Nos últimos dois dias a temperatura permaneceu na casa dos 18 graus a maior parte do tempo, acompanhada de muita chuva. Num primeiro momento a temperatura baixa até ajuda, mas é preciso cuidado para evitar lesões. Normalmente eu realizo um trote de 10 minutos antes de apertar o passo e cumprir com o treino. Talvez, este aquecimento e o alongamento APÓS o treino sejam os motivos para estar mais de 1 ano sem lesões.
    Se cuida e obrigado pelas visitas ao blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Já tive uma caibrã muito forte no final dos 25k no ano passado, mas sei porque aconteceu, forcei muito o ritmo em alguns momentos do percurso....Mas otima materia parabéns....um grande abraço...

    ResponderExcluir
  7. daeee cara graças eu não tive uma cãibra ainda, acredito que seja devido as curtas distâncias, sei lá... Mas ainda estou livre delas hehehe

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...