sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os 7 Princípios do Treinamento

É muito comum que se comece a treinar por conta, simplesmente alternando caminhada e corrida, incrementando a distância aos poucos.

Em pouco tempo já se observa uma boa melhora na capacidade aeróbica, porém sem um acompanhamento adequado, além do risco de lesões, chega um ponto em que se atinge um limite, sem melhoria dos resultados.

Nesse momento, torna-se indispensável o acompanhamento de um profissional qualificado, que usa uma série de princípios ao construir seu plano de treinos.

Abaixo listo os 7 princípios de treinamento, segundo um guia de treinamento publicado pela revista O2:

"1 – Princípio da Individualidade Biológica
Pessoas diferentes respondem de maneira diferente ao estímulo de treinamento.

2 – Princípio da Reversibilidade
Dura lex sed lex, a lei é dura, mas é a lei: quando há interrupção do treino, o corpo regride ao estágio pré-treinamento. Infelizmente, o corpo perde músculo e condicionamento mais rápido do que ganha. A proporção, em geral, é de três para um: perder uma semana de treino requer três semanas para voltar ao nível anterior de condicionamento.

3 – Princípio da Sobrecarga
É a aplicação de estresse ou demanda maior do que o normal sobre o sistema fisiológico ou sobre um órgão, resultando num aumento da força ou melhora da função do sistema ou do órgão.

4 – Princípio da Progressão
A sobrecarga deve aumentar de forma gradual e sistemática a fim de evitar lesões ou fadiga crônica.

5 – Princípio da Variabilidade
Variando-se a intensidade, duração e estilo das sessões de treinamento, obtém-se mais equilíbrio muscular e melhor forma física.

6 – Princípio da Especificidade
Os efeitos da sobrecarga são específicos ao tipo de sobrecarga. Cada exercício físico possui um padrão de coordenação muscular e articular, de demandas metabólicas, sistemas de energia e músculos envolvidos. Ex. Correr 10 km envolve reações fisiológicas diferente de correr uma maratona e requer um treinamento também diferente.

7 – Princípio da Adaptação
O corpo se adapta ao esforço ou sobrecarga adicional, aumentando a força ou função.
Benefícios da Adaptação:
  • Maior potência na circulação sanguínea;
  • As células proporcionam mais energia para os músculos, que ficam mais fortes;
  • Menos acúmulo de ácido lático;
  • A frequência cardíaca em repouso fica mais baixa, já que o coração está mais forte e capaz de bombear mais sangue por batida;
  • Menos pressão sanguínea em repouso, menor peso corporal e menos gordura."

Fonte: Guia de Treinamento O2 - Mizuno

 

9 comentários:

  1. E api Alessandro, mandou bem demais nesses princípios !!! mto legal, vivenciamos cada um, mesmo sem querer.
    Concordo, e p mim o principal para qm ta começando é respeitar o da Progressão !!

    E por fim, todos temos também o da Vontade e o da Pereseverança nos treinos .

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Tens toda a razão.

    O acompanhamento de um profissional é indispensável. Eu só melhorei meu desempenho depois que passei a contar com a ajuda da minha assessoria esportiva.

    Forte abraço e bons treinos

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Grande Alessandro!

    Amigo, já pude comprovar, na prática, que o Princípio da Reversibilidade realmente é verdadeiro! Fiquei inativo, por lesão, durante 1 mês e foram necessários exatamente 3 meses para que eu voltasse a correr no mesmo ritmo que antes da parada...

    Belo Post!

    Um abraço!
    Kleber RG (atleta CUCA)
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  4. Sugiro que vc leia a reportagem da área de fisiologia da revista contra-relógio deste mês. O título da reportagem é "Fórmula mágica de treinamento? Não sonhe porque ela não existe!" O decorrer da reportagem é bem diferente do que sugere o título. Mas trata estes pontos enumerados por você. Porém de uma maneira quase inesperada. Abcs.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, esse post. Esses 7 principios é sensacional. E sei agora que esta semana que fiquei parado vou precisar de três para voltar ao normal. Mas vamos que vamos...Bons treinos...


    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá gostei muito das dicas e do visual de seu blog.Abraços.

    ResponderExcluir
  7. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Muito boa as dicas Alessandro, quando eu comecei a praticar esportes eu comecei caminhando e depois trotando e como a corrida melhorou a minha vida hj corro muito e olha só quem diria eu nào gostava de correr...hehehe....
    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  8. Grande Alessandro!
    Hoje experimento todos os princípios, salvo o da reversibilidade graças ao bom Deus. Seu post me leva novamente a pensar sobre a importância da Assessoria Esportiva e a relevância das planilhas sugeridas nos periódicos disponíveis em nossos jornaleiros. Concordo que um trabalho individualizado pode fazer diferença, mas a pergunta que me faço desde que começei a correr no ano passado á até onde consigo evoluir por conta própria?
    14 meses se passaram e baseando-me em instruções genéricas continui diminuindo meus tempos e melhorando meu desempenho. Fazendo referência ao princípio da Individualidade biológica, penso que ainda não estou preparado para trabalhar com uma assessoria esportiva. Acho que ainda tenho "pernas" para correr mais um tempo sozinho.
    Parabéns pelo post (digo, publicação)!
    Forte abraço e boas passadas!!!
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Alessandro por mais uma boa postagem, Tem uma hora que é preciso uma ajudar técnica para progredir. Em mesmo programo os meus treinos, mais estou sempre pesquisando novas técnicas.
    Um abraço
    Fernando
    vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...